10 ONGs para inspirar o seu trabalho em 2024

Conheça 10 ONGs para inspirar o seu trabalho em 2024!

Neste artigo, você vai conhecer ONGs que se destacam por suas iniciativas e que utilizam a plataforma da Bússola Social. Veja o trabalho inspirador dessas organizações e entenda como elas contribuem para transformar a vida de tantas pessoas.

Qual a importância das ONGs no Brasil?

As OSCs (Organização da Sociedade Civil) ou ONGs como são conhecidas por muitas pessoas, desempenham uma função importante em nosso país, atuando para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade e contribuindo para a inclusão social. 

Além disso, sabemos que o trabalho dessas organizações não se limita somente a esses pontos, veja quais outros benefícios as ONGs geram para uma comunidade: 

  • Suplemento aos serviços públicos: o Brasil enfrenta desafios em áreas como saúde, educação e assistência social. As ONGs, muitas vezes, preenchem lacunas ao oferecerem serviços e apoio complementares aos fornecidos pelo setor público, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade. 
  • Promoção de direitos e justiça social: muitas ONGs no Brasil têm um foco forte na promoção de direitos humanos, justiça social e igualdade. Elas atuam na defesa dos direitos das minorias, na luta contra a discriminação e na busca por políticas públicas mais inclusivas.
  • Fomento à cultura e educação: as ONGs frequentemente desenvolvem programas educacionais, apoiando o acesso à educação em comunidades vulneráveis e promovendo expressões culturais diversas.
  • Assistência em situações de crise: em situações de desastres naturais, crises humanitárias ou pandemias, as ONGs muitas vezes respondem rapidamente, fornecendo ajuda humanitária, assistência médica e reconstrução de comunidades afetadas.

ONGs incríveis para você se inspirar

Diariamente nossos assessores atendem diversas ONGs que iniciam sua jornada na plataforma da Bússola Social. Pensando nisso, esse time de especialistas listou, em conjunto, as organizações cujo trabalho foi inspirador ao longo do ano de 2023. 

Confira abaixo as 10 ONGs para inspirar o seu trabalho: 

  1. Associação Mulheres da Parada: a associação oferece suporte às famílias da comunidade Parada São Jorge, localizada em São Gonçalo. A entidade atua por meio de programas voltados para segurança alimentar, inclusão social produtiva, sustentabilidade ambiental e educação. Os números impressionam: são mais de 37 mil toneladas de alimentos distribuídos, mais de 1,5 mil atendimentos realizados e mais de 2,6 mil kits de higiene entregues. 
  2. Associação Friendship Circle: localizada em São Paulo há 10 anos a associação trabalha para promover o convívio entre crianças e adolescentes com quaisquer deficiências, trabalhando em  conjunto às famílias, poder público e comunidades através de serviços de assistência social, acolhimento, orientação, encaminhamento e promoção de rede de apoio.
  3. Caritas de Bauru: vinculada à Diocese de Bauru, a organização atua em prol de políticas de assistência social, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade e  promovendo ações de interesse público.
  4. Projeto Recriando Raízes:  a organização atua no Rio de Janeiro levando educação e capacitação para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu impacto já resultou em mais de 1 mil jovens formados, mais de 1,8 mil crianças assistidas e mais de 5 mil famílias beneficiadas por cestas básicas. 
  5. Ação Social do Planalto: localizada em Brasília com 59 anos de história, a ASP tem se dedicado a servir, abrir caminhos e investir nas crianças da região, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar desses jovens.
  6. Associação Scalabrini: fundada pela ordem de padres Scalabrinianos, a associação é formada por missionários que desenvolvem serviços de acolhida e hospitalidade para imigrantes, deportados e refugiados.Além disso, atuam com diversos centros de acolhida em cidades brasileiras como Florianópolis, Manaus, Porto Alegre, São Paulo, entre outros. 
  7. Lar Anália Franco: certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social e integrante da Rede PEA – UNESCO, a organização realiza projetos voltados ao apoio pedagógico, atividades esportivas e de lazer, iniciativas voltadas para a arte e cultura, suplementação alimentar, preparação para a inserção no mercado de trabalho e capacitação para a geração de renda familiar.
  8. Missão Ser: localizada na cidade de Limoeiro do Norte – CE, a organização atende crianças e adolescentes através de atividades voltadas para o esporte e música
  9. Guerreiros Pet: com trabalhos voltados em prol da causa animal, a organização abriga, realiza resgates e atendimentos veterinários de animais abandonados. 
  10. Centro Espírita Caminho da Redenção: realiza trabalhos voltados para saúde, educação e ação social. Já realizou mais de 500 mil atendimentos ambulatoriais, mais de 5 mil atendimentos diários e cerca de 1 milhão de vidas impactadas.

Como tornar a sua ONG uma referência

A equipe de especialistas da Bússola Social selecionou algumas dicas para que a sua  organização seja uma referência e esteja entre as ONGs para inspirar: 

  • Planejamento: crie uma plano de ação detalhado considerando os objetivos do projeto, as atividades realizadas, o prazo, pessoas envolvidas e materiais necessários. Isso irá ajudar a ter clareza de como colocar em prática cada ação e acompanhar o andamento do projeto.
  • Gestão e acompanhamento dos resultados: realize o monitoramento contínuo utilizando indicadores de desempenho. Assim, será possível mensurar os resultados alcançados e adequar estratégias caso seja necessário.
  • Comunique-se de forma clara e atrativa: utilize mídias sociais para compartilhar histórias de impacto, mostrando como suas ações fazem a diferença. Por exemplo, se sua ONG distribui alimentos, compartilhe fotos e depoimentos de famílias beneficiadas.
  • Estabeleça parcerias locais: busque apoio de empresas, escolas ou outras organizações para ampliar seu alcance e recursos. Ao trabalhar em conjunto, você fortalece e amplia a presença da sua ONG na comunidade.
  • Promova eventos participativos: realize atividades atrativas, como workshops, feiras ou campanhas. Além de conscientizar sobre sua causa, esses eventos geram visibilidade e reforçam a importância da sua ONG.
  • Mantenha a transparência: mostre como os recursos são utilizados e os resultados alcançados. Ao construir confiança, sua ONG se destaca como uma referência confiável e comprometida com a comunidade.

Como a Bússola Social ajuda as melhores ONGs

A plataforma da Bússola Social permite que ONGs realizem de forma simples e ágil o monitoramento de seus projetos, através de registros de atividades e centralização de informações específicas sobre os atendidos. 

Além disso, fornece relatórios que facilitam a prestação de contas e podem ser utilizados como facilitadores da captação de recursos. 

Quer tornar a sua organização uma referência e fazer dela uma das melhores ONGs? Entre em contato com a gente! 

Conheça mais histórias de sucesso

Acesse nossas histórias de sucesso e conheça mais sobre ONGs que se tornaram referência potencializando seus trabalhos utilizando a plataforma da Bússola Social. 
Você vai encontrar histórias como a Rede de APAES do Espírito Santo que ganhou eficiência na captação de recursos e a OSC Refúgio que utilizou dados para fortalecer a diversidade em seus projetos.