Projeto ficou em primeiro lugar na categoria Gestão de Transparência e Participação Popular no Programa de Boas Práticas na Administração Pública

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Programa de Boas Práticas na Administração Pública, reconhece os servidores e inovações que têm feito a diferença na gestão. E a Tecnologia Bússola Social, implantada em 2019, integra o projeto vencedor na categoria Gestão de Transparência e Participação Popular. O projeto “Transparência dos Recursos Públicos Municipais Repassados para as Organizações da Sociedade Civil”, apresentado pelos servidores Sandro da Silva, secretário adjunto de Transparência, Auditoria e Controle, e Elayne, técnica da secretaria, conquistou o prêmio depois de criteriosa avaliação técnica. 

O sistema de gestão de projetos da Bússola SociaI foi implantado há dois anos pela Prefeitura de Florianópolis. A equipe de Desenvolvimento e Tecnologia da Bússola Social, juntamente com os servidores, realizou a implementação do sistema no município, integrando todas as secretarias relacionadas ao repasse de verbas para entidades do Terceiro Setor e o treinamento de todos os envolvidos no processo. A administração pública passou a acompanhar mais de perto todas as etapas de relacionamento com as OSCs conveniadas e a redução de recursos – especialmente em relação ao tempo dos servidores em análises – e de materiais (papel, impressões, combustível) tem gerado satisfação e economia.

Vinícius Schlup, co-fundador da Bússola e responsável pela área de Desenvolvimento, explica que o sistema proporcionou a informatização do processo de relação do poder público com as instituições conveniadas e integração das áreas, resultando em expressivo ganho operacional com automatização e padronização de cada etapa. A partir daí, os servidores puderam gerar informações com mais agilidade, além de poderem acompanhar simultaneamente os processos como um todo e gerar relatórios personalizados, de acordo com a aplicação. “Tudo isso levou a uma maior transparência para a sociedade sobre o uso de recursos públicos, tema tão importante e que nos últimos anos vem ganhando ainda mais destaque e preocupação dos entes envolvidos e da própria sociedade”, enfatizou.

Mas não é só a prefeitura que contabiliza os benefícios. Com o sistema, deslocamentos para protocolar documentos e fazer a prestação de contas, por exemplo, foram substituídos por ações digitais. As entidades, a partir de um cadastro único e centralizado, estão conectadas com todos os setores da administração municipal, deixando de ser necessária realização de cadastros para cada nova necessidade que surja no meio do processo.

Em 2020, R$ 30 milhões em recursos públicos foram tramitados pelo sistema, em 84 convênios firmados entre a Prefeitura e OSCs, com destaque aos projetos voltados à educação. “Os repasses tramitaram com organização, economia de tempo e de recursos humanos tanto para as instituições quanto para o cofre público municipal”, destaca Sandro, que é contador no município. Para o servidor, a integração entre os diferentes setores e a possibilidade de acessar a ferramenta de qualquer lugar representam uma evolução na gestão e transparência do serviço público. “Possibilita observar de maneira muito mais fácil se existem despesas em duplicidade”, exemplifica o contador. 

A Bússola Social comemora com a Prefeitura de Florianópolis o sucesso da experiência, que pode ser replicada no Setor Público de todo o Brasil. Aliás, replicabilidade foi um dos critérios considerados pela comissão avaliadora, juntamente com criatividade, relevância, aderência e resultados. Se você quiser conhecer melhor o Sistema Bússola, agende uma demonstração com um de nossos consultores. Personalizamos o sistema de acordo com a sua demanda.

Acompanhe no próximo episódio do BússolaCAST essa história de sucesso. O sócio-fundador da Bússola Social, Áureo Giunco Jr. recebe Elayne e Sandro para um bate papo sobre a experiência. O episódio será transmitido ao vivo no dia 23 de novembro, a partir das 16h, pelo Youtube. Para poder participar ao vivo, enviando suas perguntas, faça a sua inscrição aqui.