A comunicação é um dos pilares da sociedade. Todo dia você se comunica com alguém ou recebe alguma informação, seja ela importante ou não para você. Se comunicar é importante, principalmente quando você faz parte de uma organização social e precisar mostrar aos investidores o trabalho que você desenvolve ou que a sua OSC é a certa para receber os recursos para os projetos.

 

Sua equipe pode te ajudar

Para melhorar a captação converse com a sua equipe e o conselho da sua organização. É importante que os conselheiros saibam o que acontece na organização, estejam engajados com os projetos, prazos e acompanhem de perto todo o trabalho, pois assim conseguem desenvolver novas formas de captar recursos, focados nas principais soluções que vocês oferecem. Com os conselheiros estimulados a fazer o melhor à sua OSC, eles podem usar as redes de contatos para prospectarem novos investidores. O trabalho em equipe vai contribuir na sua captação.

 

Deixe claro o destino do recurso

Você precisa deixar claro na comunicação quais os resultados que você espera obter com os recursos necessários. Monte um orçamento com tudo que será preciso para que o projeto siga firme durante a execução e que você consiga finalizá-lo utilizando boa parte ou todo o recurso. Definir os responsáveis para acompanhar cada etapa e onde o recurso é destinado facilita o controle financeiro.

 

Mostre que sente saudade

“Boa tarde! Como você está? Faz tempo que você não nos visita e queremos mostrar como a sua contribuição fez a diferença na vida de muitas crianças!”

Elabore alguma mensagem neste sentido e mostre os resultados que a doação proporcionou na vida dos seus atendidos para sensibilizar uma nova. Se a pessoa doou apenas uma vez, espere alguns meses para conversar com ela novamente e ver se ela pode ajudar a sua organização com um valor fixo mensal (uma forma de manter estáveis os recursos). O principal é mostrar a ela que a sua causa é importante, envolve-los e assim eles vão contribuir quando você precisar, sempre na medida do possível.

 

Agradeça os investidores pelos recursos!

Mostrar que aquela doação ou o repasse dos recursos é importante para manter a sua organização funcionando demonstra que você é grato por aquela ação. Sempre agradeça pelo recurso destinado e não demore: leve um dia ou dois para agradecer, pois demonstra que você tem controle dos valores que ajudam nos projetos e quem foi o responsável por ajudar sua organização naquele momento. Além disso, escreva para seus investidores, comunique com frequência como uma vida foi impactada com os projetos apoiados.

 

Tenha um site e redes sociais ativas!

O seu investidor quer ver os resultados da sua organização e nada melhor que manter um site e redes sociais atualizados, mostrando as aulas no dia a dia, os novos projetos, a evolução dos atendidos, as datas comemorativas e eventos realizados na sua OSC – convide os investidores para participar destes eventos! Hoje em dia há muitos aplicativos e programas gratuitos que te ajudam a montar vídeos e fazer montagem com fotos, o que vai deixar as suas páginas nas redes muito mais bonitas e organizadas.

Saiba como melhorar a sua comunicação lendo nossos artigos “Quem não é visto não é lembrado” e “Comunicação que transforma – 5 ideias para divulgar seu trabalho

 

Inovação atrai investidores!

Para construir novas estratégias de captação, você precisa trazer o novo para a sua OSC. Organizar papeis é passado, material impresso, folhas empilhadas, prestação de contas com várias páginas… esqueça isso. Use novas tecnologias que facilitem o máximo o seu trabalho e apresente as informações rapidamente e simples. Você e o seu investidor são ocupados e precisam agilizar os processos para seguir com novas tarefas.

 

O Bússola é a ferramenta que você precisa!

Quando se fala em inovação para organizações sociais o Bússola é perfeito para te ajudar a organizar as informações dos seus projetos e também os recursos destinados aos seus projetos. Com o Bússola você consegue:

  • Criar orçamentos completos, com todos os itens e materiais necessários para realizar os seus projetos (independente do tempo de duração deles). Seu investidor ficará satisfeito em notar o total controle do recurso que ele investiu.
  • Definir os responsáveis pelo controle financeiro da organização e liberar/bloquear demais membros da equipe em funções do sistema. Você tem total segurança de quem realmente está responsável por controlar a entrada e saída de recursos da organização e assim verificar possíveis erros na prestação de contas de forma rápida.
  • Verificar os repasses com frequência e notar quais membros da comunidade ou pessoas sensibilizadas com a causa estão doando com frequência para a sua organização. Notou que a receita caiu? Analise as doações, converse com quem deixou de doar e mostre a importância da sua causa.
  • Ser transparente com seus investidores, pois o próprio Bússola cria uma página online para a sua organização e você pode enviar o link ao investidor e demais doadores. Desta forma, eles podem acompanhar o trabalho que você tem feito e ver como podem ajudar ainda mais a sua organização.

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