Bússola otimizou tempo, recursos humanos e aumentou a transparência nos investimentos sociais

Em 2022, o Instituto Bancorbrás alcançou o expressivo número de 930 mil pessoas impactadas por projetos desenvolvidos diretamente ou por meio do seu apoio. O Instituto é o braço social da empresa Bancorbrás, criada em 1983 e que atua nas áreas de turismo, consórcio e seguro. 

A história de responsabilidade social da Bancorbrás sempre esteve atrelada ao apoio às instituições sociais. A partir do início do Instituto, esse processo ficou ainda mais robusto e profissionalizado. 

Desde 2018, o sistema Bússola vem otimizando o processo de seleção dos projetos apoiados e permitindo que a equipe do Bancorbrás tenha mais tempo e mais dados para gerir seus impactos sociais de maneira estratégica.

Padronização dos projetos recebidos

Antes de implementar o sistema Bússola, uma das principais dificuldades para a equipe do Instituto Bancorbrás era organizar os projetos recebidos e ter acesso a dados como público-alvo, parceiros ativos, orçamento necessário para execução e riscos inerentes à atividade. Esses dados são usados na análise de viabilidade de investimento e de resultados esperados por meio do apoio, portanto, são essenciais. 

De acordo com a analista de Responsabilidade Social, Ana Caroline, com o Bússola foi possível padronizar os projetos. Antes cada organização enviava no seu próprio formato e, agora, todas enviam no formato mais adequado para a seleção. Além disso, o Bússola também oferece o suporte para as organizações que se inscrevem nos editais do Instituto. As dúvidas são sanadas pela Bússola, otimizando o tempo da equipe Bancorbrás.

“Quando conhecemos o Bússola, achamos incrível. Principalmente por esta possibilidade de a instituição cadastrar seu projeto no sistema e realizarmos todo o acompanhamento ali – da análise, monitoramento, até a prestação de contas”. Ana Caroline Rodrigues da Silva – Analista de Responsabilidade Social do Instituto Bancorbrás 

Resultado: aumento do número de propostas recebidas 

Com a padronização dos projetos e sistematização do processo seletivo via Bússola, o Instituto Bancorbrás conseguiu receber um número maior de projetos. 

Antes do Bússola, eram analisados em média 20 projetos ao ano. Por meio da plataforma, o recebimento aumentou em 50%.

Economia de tempo na análise dos projetos recebidos

Outro ponto destacado pelo Instituto Bancorbrás é a economia de tempo. Antes, para analisar os projetos recebidos, a equipe dedicava, em média, 30 dias. Após a contratação do Bússola, esse tempo caiu pela metade, para 15 dias, favorecendo uma dedicação maior às atividades e decisões estratégicas.

Eficiência na análise da prestação de contas

A automatização colaborou ainda com a análise de prestação de contas, que era composta, como descreve Ana Caroline, “por pilhas e pilhas de papeis”.  “Todos esses processos manuais eram muito trabalhosos e demandavam um tempo maior de trabalho”, recorda. 

Essa papelada incluía toda a conciliação bancária dos projetos, cópias das notas fiscais, relatórios das atividades. Tudo era impresso e conferido manualmente. 

Com tudo digitalizado e centralizado em um só campo do sistema, uma análise que levava em média 30 dias passou a ser feita na metade desse tempo.

Dedicação maior ao planejamento e monitoramento

Os dados gerados pelo Bússola também são importantes para o planejamento e o monitoramento dos projetos apoiados no dia a dia. Os indicadores são personalizados de acordo com cada projeto.

No sistema, a equipe do Instituto acompanha, por exemplo, a quantidade de pessoas impactadas, quantidade de famílias encaminhadas para acesso às demais políticas públicas e percentual de famílias desligadas do projeto por superação da situação de vulnerabilidade social inicial. Consegue identificar a evasão e as justificativas da taxa ter elevado em um período. Acompanha se a rede de políticas públicas estão sendo inseridas e o quanto pode contribuir para a melhora na vulnerabilidade social dos beneficiários, além de saber quais os recursos necessários para o desenvolvimento de ações de qualidade.

“Automatizar todos os processos nos deu mais tempo para trabalhar no planejamento e nas estratégias do Instituto. O Bússola otimiza tempo, recursos humanos e aumenta nossa transparência”. Ana Caroline Rodrigues da Silva- Analista de Responsabilidade Social do Instituto Bancorbrás 

Resultados do Instituto Bancorbrás em 2022

  • Mais de 6 mil pessoas beneficiadas diretamente 
  • Cerca de 85 mil pessoas beneficiadas indiretamente 
  • 119 instituições impactadas 
  • 12 projetos sociais desenvolvidos 

“Nós acreditamos no protagonismo social e as organizações sociais são as responsáveis por ele. Então nada mais justo do que a gente fazer investimento e fortalecimento dessas instituições, para que possamos fomentar cada vez mais essas iniciativas e transformações sociais”. Cláudio Roberto Nogueira – Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás

A história de Lilia Lopez: de beneficiada a colaboradora 

Um dos projetos apoiados pelo Instituto Bancorbrás é o Nota e Canções, que visa a inclusão sociocultural e o fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes vulneráveis da Cidade Estrutural, por meio da musicalização. Lilia Kézia Lopes foi uma das participantes do projeto e hoje é colaboradora do Instituto, no cargo de analista de Responsabilidade Social. 

“Sou moradora da Cidade Estrutural, aqui em Brasília, conhecida por ter abrigado um dos maiores lixões da América Latina. É uma cidade com altos índices de vulnerabilidade social, violência e drogadição. Talvez, olhando para este cenário, eu poderia ter uma visão negativa do que seria a minha vida e, na verdade, eu tinha”, conta Lilia. 

Ela diz que essa visão começou a mudar quando conheceu o projeto Notas e Canções e viu um leque de oportunidades se abrir. “Isso mudou a minha realidade e impactou também diretamente a minha família. Olhando para trás, eu posso ver o quanto de ganhos que eu tive, o quanto que eu pude protagonizar por estas portas que foram se abrindo”, continua a analista. “Sou muito grata ao Instituto Bancorbrás pela oportunidade e por ter feito tanta diferença na minha vida”, completa. 

“Tenho muita alegria de hoje fazer parte dessa engrenagem que impacta tantas vidas nesse ecossistema do Terceiro Setor. Quero, cada vez mais, contribuir, protagonizar e trazer outras pessoas para este mesmo contexto que eu tenho a oportunidade de viver”. Lilia Kézia Lopes – Analista de Responsabilidade Social do Instituto Bancorbrás e participante do projeto Notas e Canções.

Da filantropia à gestão de impacto social

A analista de Responsabilidade Social do Instituto, Ana Caroline Rodrigues da Silva, conta que, desde a década de 1990, havia uma preocupação da diretoria da empresa Bancorbrás com a realização de ações de apoio à comunidade. No início, elas eram mais focadas em filantropia, envolvendo, por exemplo, atividades voluntárias dos colaboradores (um dos pontos que, mais tarde, tornou o Instituto uma referência na área).

Com o passar do tempo, a filantropia se transformou em investimento social com foco em resultados transformadores para a sociedade. 

“Nossa causa de existência é promover o protagonismo social. Dar às pessoas que têm essa fagulha, que têm o desejo de fazer mais pela sua comunidade, os insumos. Queremos capacitá-las e as fazer mais fortes para alcançar esse objetivo maior. Assim, todos ganham”, define a analista de Responsabilidade Social Ana Caroline Rodrigues da Silva.

Hoje, o trabalho de assessoramento para instituições sociais é um dos diferenciais do Instituto Bancorbrás. Em 2022, esse eixo estratégico, chamado de Impacta+, foi trabalhado a partir de três projetos: Bancorbrás Social, Capacita Bancorbrás e o Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS). 

Todo o recebimento de propostas, assim como de lançamento de editais, é feito por meio do sistema Bússola. A parceria existe desde 2018. Em 2022, por exemplo, o Instituto lançou um edital específico para projetos de turismo sustentável. Foram 16 propostas apresentadas. Os projetos aprovados serão desenvolvidos no decorrer deste ano. 

“É um eixo importante que visa fortalecer o Terceiro Setor. Inclui a formação dos profissionais das organizações para que possam se capacitar em governança, captação de recursos e comunicação, de forma a ter ferramentas para maior sustentabilidade e profissionalismo para aquela instituição. Mais uma vez, estamos falando de protagonismo”, explica Ana Caroline. 

ODSs prioritários para o Instituto: 

  • Educação de Qualidade (4): assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 
  • Parcerias e meios de implementação (17):  fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.