O Instituto Metamorfose, localizado na cidade de Igarapé – MG, passou a utilizar o sistema da Bússola Social, a fim de tornar a gestão mais profissional e garantir a confiabilidade de parceiros e investidores.

Nossa equipe conversou com Fernanda Cruz, fundadora do Instituto, sobre a importância da profissionalização no terceiro setor e como a organização dos dados é o primeiro passo para as instituições que buscam uma gestão eficiente e madura. 

Conheça o Instituto Metamorfose

O Instituto Metamorfose é uma OSC que atua desde 2008 com o objetivo de promover a transformação social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Através de diversas atividades, o Instituto busca contribuir para o desenvolvimento integral de cada atendido, abrangendo aspectos pessoais, mentais, emocionais, físicos, familiares e comunitários.

O Instituto também busca contribuir para Agenda 2030 focando seu trabalho nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: erradicação da pobreza, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico e parcerias e meios de implementação.

Cuidado com os dados: o que a sua OSC pode aprender com o Instituto Metamorfose

Durante nossa conversa, Fernanda nos contou que a profissionalização da gestão era uma meta que traçou junto da equipe e que por isso percebeu a necessidade de organizar as informações sobre atividades, projetos e pessoas que são atendidas. 

Antes de adotarem a Bússola, o registro de informações era feito sem um padrão e os relatórios produzidos apresentavam informações confusas e com inconsistências, dificultando tanto a prestação de contas quanto a captação de recursos. Hoje, com o uso do sistema, ela consegue gerar relatórios padronizados e em poucos cliques, o que economiza tempo e facilita demonstrar para parceiros e apoiadores a idoneidade e o trabalho desenvolvido pelo Instituto. 

Para Fernanda, as organizações precisam cuidar dos dados que coletam sobre seus atendidos e assim, melhorar sua gestão e tornar seus processos mais eficientes. A fundadora ressalta que essa prática impacta principalmente no processo de prestação de contas e na garantia de transparência diante de investidores e parceiros. 

Por isso, ela considera que a geração de relatórios deve seguir um modelo e que esses documentos sejam centralizados em único lugar. “É importante digitalizar sua organização e ter sistemas e controles adequados das informações para, na hora de fazer uma prestação de contas, você saber onde estão os dados e se a informação está correta.”

Ela ressalta que o investimento necessário para organizar os dados e profissionalizar a gestão não é alto, especialmente se comparado aos custos de perder parceiros e investidores por não conseguir apresentar informações confiáveis.

“O conselho que eu daria para uma organização é cuidar dos dados. O investimento não é alto, fica mais caro perder parceiros e investidores por não conseguir apresentar uma informação transparente e adequada do que investir em um sistema e profissionalizar a gestão.”

Medir o impacto: como o Instituto está buscando superar seu principal desafio

A fundadora nos contou que hoje o principal desafio enfrentado pelo Instituto é mensurar o impacto positivo que as iniciativas geram nas vidas dos atendidos, e que ela se preocupa em ter informações tanto quantitativas quanto qualitativas.

É um grande desafio medir o impacto real. Não só de número de alunos, carga horária oferecida e iniciativas desenvolvidas, mas também a transformação gerada ao longo do tempo na vida do atendido.”

Para superar essa dificuldade, Fernanda conta que o Instituto passou a monitorar dados que antes não eram tangíveis e a equipe está buscando formas de demonstrar esse impacto através do acompanhamento da vida do atendido após ele encerrar suas atividades. Essa iniciativa é feita através do Projeto Prosseguir que busca manter o vínculo com ex-atendidos através de ações como encontros periódicos, grupos em redes sociais e coletas de depoimentos.

Como a Bússola Social facilita a gestão de uma OSC 

A plataforma da Bússola Social ajuda as OSCs a gerenciarem suas atividades e monitorarem seu impacto, através de recursos como geração de relatórios de oficinas, acompanhamento da participação individual do atendido, registro de atendimentos e histórico dos beneficiários.

  • Relatório de oficinas: crie relatórios com frequência e carga horária de todas as atividades desenvolvidas em grupos, aulas, workshops e eventos.
  • Participação individual: acompanhe a participação individual de cada atendido nas atividades, e tenha  uma visão detalhada para a sua equipe.
  • Atendimentos: monitore os atendimentos realizados e realize uma análise detalhada com base no tipo de atendimento ou no profissional encarregado.
  • Histórico dos atendidos: acesse todo o histórico de atendimentos recebidos, ações e anotações referentes aos atendidos da instituição.
  • Perfil dos atendidos: acesse informações detalhadas sobre o perfil socioeconômico dos atendidos, como faixa etária, gênero, cor da pele, escolaridade, renda familiar, entre outros. 
  • E muito mais!

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