Utilizando o Diagnóstico Familiar online, as organizações conseguem conhecer a situação das famílias mesmo em isolamento social

O estudo “Impacto da COVID-19 nas OSCs brasileiras: da resposta imediata à resiliência” traz informações do que as organizações da sociedade civil (OSCs) vêm sentindo e enfrentando por causa da pandemia do coronavírus. Com 1.760 respostas obtidas de Norte a Sul do Brasil, o estudo foi realizado pela Mobiliza Consultoria e Reos Partners.

Um dado importante desta pesquisa é que devido ao isolamento social, 55% das organizações afirmaram que a comunicação com os públicos atendidos é difícil, logo prejudica saber a real situação que estas pessoas em vulnerabilidade social enfrentam diariamente.

Uma solução para manter o contato e entender as necessidades dos atendidos nesta quarentena é utilizar o Diagnóstico Familiar, disponível gratuitamente pela Bússola Social. Com esta ferramenta, a organização vence a barreira do distanciamento e coleta informações importantes para o entendimento da situação de cada família que ela atende.

Como estão as receitas das famílias que você atende? Todos estão empregados? A família tem acesso à comida e aos alimentos? Tem alguém próximo que está infectado pelo coronavírus? Ou alguém da família já esteve infectado?

Estas são algumas das perguntas presentes no formulário online que as organizações precisam enviar às famílias. A instituição pode enviar o link por onde achar melhor: whatsapp, redes sociais, SMS; e obter as respostas em menos de 7 minutos.

Quero aplicar o Diagnóstico Familiar, o que é necessário?

Se a sua organização já possui conta no sistema Bússola, ela pode acessar a aba “Gráficos e Relatórios” e clicar em “Diagnóstico Familiar”, copiar o link disponível e enviar para as famílias. Recomendamos que o responsável familiar responda o questionário para ter um melhor resultado na coleta das informações.

Por outro lado, se a sua organização ainda não possui uma conta no Bússola, você pode criar gratuitamente e utilizar o Diagnóstico Familiar da mesma forma.

Nosso objetivo com esta ferramenta é ajudar a sua organização social a entender o contexto atual das famílias e estimular a sua equipe a realizar ações que solucionem os problemas observados na pesquisa.

“Uma prévia dos nossos resultados, visualizados hoje em forma de gráficos, já nos dá uma ideia da grandiosidade da ajuda para a elaboração de estratégias mais assertivas no atendimento de nossas famílias. Continuaremos sensibilizando as famílias sobre a importância do preenchimento para obtermos uma amostragem mais significativa”.

Depoimento da assistente social Célia Salgueiro, do Lar Carlos Augusto Braga, de Vinhedo (SP).

Saiba mais sobre o Diagnóstico Familiar